• VISITAS




  • shareppt


  • Tradutor

    English French German Spain Italian Dutch Japanese
  • Leve-me com você



  • Conheça também



  • Minha Fã Page




  • Sou membro




  • Parceiros




  • Eu Apoio

  • Agregadores





  • Meta

  • Li e Gostei









  • Confiança: sentimento a ser trabalhado!

    05/01/2011 por Sonia Costa
    Reflexões

     

    Nós não podemos “produzir” confiança. Por mais que nos esforcemos em cultivar um relacionamento, não conseguiremos despertar o sentimento de confiança, nas pessoas com as quais convivemos.

    A confiança é fruto de um relacionamento em que sabemos que somos amados. Ela é um sentimento decorrente de expressões de amor; é a consequência de atitudes de afeto, carinho, cuidado, compreensão e atenção, que interagimos com as pessoas com as quais convivemos.

    Essas atitudes de amor, vão desenvolvendo o sentimento de confiança mútua, onde passamos a conhecer o carater, a personalidade, o comportamento do outro, a ponto de saber previamente qual será a reação diante de determinada circunstância.

    Muitas vezes somos tão corretos em nossa forma de agir, que acabamos querendo impor ao outro, quase que por obrigação, que confiem em nós. É difícil tanto entender, quanto querer explicar o sentimento “confiança”.

    Quando olhamos para dentro de nós mesmos e começamos a analisar qual o nível de confiança que determinada pessoa conseguiu desenvolver em nós, passamos a entender que, somente quando existe amor, paralelamente observaremos os laços de confiança se formarem e se estabelecerem cada vez mais fortes, unindo duas vidas que, começaram a se amar e foram desenvolvendo os laços de confiança interativa.

    Quando não temos certeza, se somos ou não amados, infelizmente teremos dificuldades para conseguir uma  confiança integral e genuína da outra parte.

    Assim acontece na confiança que depositamos em Deus; se não acreditarmos que Ele nos ama verdadeiramente, não conseguiremos confiar totalmente nEle e nossa fé acaba se desvanecendo. Essa confiança será desenvolvida a partir do relacionamento que desenvolvermos com Ele.

    Se esse relacionamento for superficial, nossa confiança também será tênue. Mas se nutrirmos uma intimidade profunda, com o interesse cada vez maior de conhecermos a Ele e permitirmos que Ele nos conheça e nos transforme, então nossa confiança será bastante fortalecida no poder da Sua Palavra!

    A maior prova do amor é a confiança! E a maior prova da confiança é o amor!

    (Esta reflexão  foi produzida com base no livro ”A Cabana“)
    Postado por Sonia Valerio da Costa
    Em 05/01/2011

     

    PS: Este Post foi objeto de premiação do “Blog da Quinzena”, promovido pela  Editora Naós. Agradeço à Editora Naós, na pessoa do Pr. Ubirajara Crespo, pela premiação recebida!!! Estou deveras emocionada!!! Deus seja louvado!!!!!!!!

    Related Posts with Thumbnails
    Share

    11 Comentários para “Confiança: sentimento a ser trabalhado!”

    1. Ric Padilha Disse:

      Este artigo é o vencedor do Prêmio Blog da Quinzena da Editora Naós… Irmã Sonia, nem preciso dizer como estou feliz.

      ric.

    2. Sonia Costa Disse:

      Obrigada por ser o portador dessa excelente notícia! Toda honra eu transfiro para meu Pai Celestial, que tem me sustentado com Seu poder e me dado inspiração para escrever.
      Meu desejo é que os leitores sejam abençoados através das palavras contidas neste Blog.
      Sonia Costa

    3. -*Vera Luz*- Disse:

      Olá Sonia!

      Abençoadas palavras! Que a vida possa nos manter neste fluxo onde o amor divino está constantemente abastecendo nosso ser e que nós possamos nos abrir para este maravilhoso poder da confiança que faz nossa interação com as pessoas dignas desta confiança amorosa na participação que nos envolve com respeito aos outros assim como queremos também recebe-lo! Nesta beleza que a vida proporciona a troca do nosso melhor e com isso nossa consciência nos mantém em paz com dignidade diante da nossa liberdade de ser!

      Um abraço,
      “Todo o Conhecimento é Luz que Inspira a Alma” -*Vera Luz*-

    4. Jackie Freitas Disse:

      Olá Sonia querida!
      Maravilhoso esse texto!
      Realmente a confiança é fruto dos laços que formamos com as outras pessoas. Quanto mais amor pudermos enxergar na relação, mais fácil será identificarmos a confiança! Mas ela é frágil, precisa de cuidados permanentes, pois qualquer erro cometido, esse fraco elo se rompe. Meus pais sempre me diziam que confiavam em mim porque me amavam e eu retribuía esse amor…logo, naturalmente a confiança existia. Não havia mentiras…então a confiança aumentava! Mas eles também diziam que ela (a confiança) é difícil de adquirirmos e muito fácil de perdê-la!
      Grande beijo,
      Jackie

    5. Rosana Madjarof Disse:

      Sonia,

      Estamos todos – e digo todos porque tenho a certeza que somos um só nesse momento -, unidos pela fé e enviando muitas preces a todos que estão sofrendo pelas perdas de seus familiares, amigos, parentes, por suas casas, enfim, por todos que estão sofrendo com essa tragédia.

      Eu sei o que é a dor de uma mãe que devolveu sua filha ao Criador, pois devolvi minha filha de 23 anos, como todos sabem, e esta dor é incomensurável…

      Devemos sim, nos apiedar de pessoas que aparentam algum problema psicológico, e pedir à Deus que olhe e cuide de nossa irmã.

      Continuaremos em orações por todos.

      Bjs.

      Rosana.

    6. charlesnetto Disse:

      Amiga este seu tema em post é muito apropriado com o momento atual e concordo a conclusão no final texto que esta reescrito a seguir: A maior prova do amor é a confiança! E a maior prova da confiança é o amor!
      (Esta reflexão foi produzida com base no livro ”A Cabana”)

    7. Sonia Costa Disse:

      Olá Vera,
      Você escreveu com palavras maravilhosas, de tocar realmente o nosso coração, vindo assim a complementar de forma especial o texto que escrevi. O amor e a confiança devem andar juntos em nossos relacionamentos para que sejam fortalecidos!
      Um grande abraço e obrigada por comentar.
      Sonia Costa

    8. Sonia Costa Disse:

      Olá Jackie,
      Excelente seu comentário, e veio complementar e reforçar este texto. Com amor, nossa confiança aumenta a cada dia, mas não podemos pensar que ela seja forte o suficiente para ser testada. É mesmo como seus pais diziam… é difícil de adquirirmos, mas muito fácil de se perder.
      Obrigada por comentar.
      Um forte abraço.
      Sonia Costa

    9. Sonia Costa Disse:

      Olá Rosana,
      Agradeço pela singularidade do seu comentário, pois você o fez, baseada nas experiências doloridas que teve. Você é um grande exemplo de superação, pois com certeza Deus a ajudou através da manifestação de Seu grande amor para com sua vida. NEle podemos confiar, pois sabemos que Seu amor por nós é puro.
      Bem lembrado também; precisamos deixar fluir nosso amor solidário para com os sobreviventes da tragédia climática no Rio de Janeiro.
      Um forte abraço.
      Sonia Costa

    10. Silvio Hirota Disse:

      Sônia, minha amiga! Parabéns! Continue a desenvolver o Dom que Deus lhe tem dado! Um forte abraço

    11. Sonia Costa Disse:

      Obrigada pelo seu apoio, meu Pastor! Com certeza, suas orações tem influencia direta nas bênçãos que tenho recebido!
      Deus há de recompensar a cada atitude de amor pastoral que o irmão tem dedicado às suas ovelhas!
      Abraços fraternais em Cristo!
      Sonia



    Deixe um Comentário

    11 Comentários »