Tradutor

English French German Spain Italian Dutch Japanese
  • Li e gostei





  • Leve-me com você

  • Conheça também

  • Eutanásia, Suicídio e Pena Capital

    26/11/2012 por Sonia Costa
    Artigos

    O cristão precisa estar de acordo com o que a Bíblia ensina, e portanto, não pode ser a favor nem da eutanasia, nem do suicidio e nem da pena capital.

    O sexto mandamento diz “Não matarás” (Ex. 20:13). Esse mandamento engloba toda e qualquer atitude humana que tenha o propósito de tirar ou antecipar a morte tanto de si mesmo como de outrem. “Não matarás” é o mesmo que dizer “não tirarás a vida de seu semelhante”, pois a nossa vida é um dom de Deus e também sabemos que ela está em Suas mãos (Gn. 4:10; I Sm.2:6; Sl.39:4-5; Is.38:5; Jo.1:4 e 10:10; Cl.3:3).

    O texto de I Sm.31:4-6 e II Sm.1:6-10 nos dá a entender que Saul tentou suicidar-se, para não passar pela deshonra de ser morto pelos seus inimigos; como não conseguiu fazê-lo sozinho, contou com a ajuda de um amalequita que, podemos dizer que praticou um ato de eutanasia, apressando a morte de Saul para colocar fim ao seu sofrimento.

    Apesar de Deus nos ter deixado esse mandamento “não matarás”, sabemos que atualmente a medicina aplica a eutanasia passiva quando aplica drogas injetáveis em doentes terminais, com o objetivo de aliviar suas dores, mesmo sabendo que seus efeitos irão gradualmente perdendo o efeito aliviador e passam a provocar um efeito debilitador, apressando a chegada da morte. Essa postura medicinal tem sido aceita na sociedade atual, pois não pode ser considerada como a eutanasia radical propriamente dita.

    Quanto a pena capital, entendemos que Deus determinou que o homicida deveria morrer, pois seu sangue seria expiação pelo sangue da vítima; essa sentença seria executada para o homicida que matasse alguém de forma consciente (Nm.35:16-21). Para os que matassem alguém por um acidente alheio à sua vontade, estariam livrem de morrerem se ficassem morando numa das cidades de refugio que estavam designadas para isso (Nm.35:22-34). No A.T. a lei era “olho por olho e dente por dente” (Ex.21:23-25), porém Jesus durante o seu ministério terreno se reporta a essa lei e ensina que devemos amar aos nossos inimigos (Mt.5:38-48); dessa forma, se o Antigo Testamento sugere e indica a pena capital, no Novo Testamento Jesus condena essa prática e nos ensina a exercer o amor e o perdão tanto aos nossos inimigos como também àqueles que nos ferem.

    Jesus veio para nos dar vida, e pela fé cremos que Seu amor expressado por toda a humanidade, através de Sua morte alí na cruz do Calvário, tem poder para transformar e libertar o mais vil pecador. (I Tm.1:15; Hb. 10:16-19) O melhor exemplo foi o ladrão que foi crucificado ao lado de Jesus e recebeu salvação instantânea (Lc. 23:42-43; Ro.5:8-11).

    Quanto ao suicidio, entendemos que é uma passagem para a eternidade de uma forma antinatural, contrária às leis divinas. O suicidio é contrário ao amor que o individuo deveria ter tanto para consigo mesmo quanto para com seu próximo. É também considerado uma ofensa à sociedade, pois ninguém vive para si mesmo, como também ninguém morre para si mesmo. O suicidio também usurpa o poder de Deus, pois é o único que pode tomar decisões quanto o viver e o morrer do homem; principalmente o cristão, que é o Templo do Espírito Santo, estando em sã consciência, nunca deveria pensar em cometer esse ato.

    “Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que tenham direito à Árvore da Vida, e possam entrar na cidade pelas portas. Ficarão de for a os cães e o feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.” (Ap. 22:14-15)

    Por Sonia Valerio da Costa

    Em 26/11/2012

     

    Related Posts with Thumbnails

    2 Comentários para “Eutanásia, Suicídio e Pena Capital”

    1. Flávia Motta Disse:

      Sonia, estava lendo um artigo sobre cristão bipolar e não terminei, no entanto não o encontro mais. Por favor poderia me mandar por email? Acredito que sou e sofro com isso. Obrigada!

    2. Sonia Costa Disse:

      O link é: http://www.artigosecronicas.com.br/cristaos-bipolares/



    Deixe um Comentário

    2 Comentários »