Idoso (27 de setembro)
19/09/2010 por Sonia CostaDatas especiais
(Google Imagens)
Nós somos o resultado de gerações passadas. Nossos pais continuam vivendo por meio de nós, como nossos avós viveram por meio deles. Desde que nascemos nosso corpo está sujeito ao desgaste físico do tempo. Os anos passam rapidamente, e com eles a alegria da infância e a beleza da juventude. Lentamente, mas de forma persistente, nossa carne vai se enrugando, nossos braços e pernas perdem a agilidade e o vigor; perdurará para sempre apenas o perfume das boas obras, os passos dados no caminho da verdade e tudo o mais que se criou de belo.
Atrás de cada rosto enrugado dos idosos há vida. Vida repleta de experiência e de saudade, vida digna de ser compreendida e imitada pelos mais jovens, vida que deve ser respeitada e preservada até o último alento. Os idosos já foram crianças, adolescentes e adultos cheios de energia e calor e que um dia seremos iguais a eles.
Ame o ancião
Jovem, cheio de força e vigor, que passas ligeiro, deixando pra trás o ancião. Não reparaste o andar vacilante deste homem que a carga pesada dos anos mantém curvo? * Não observaste o seu rosto cheio de rugas, seu olhar inseguro, os joelhos dobrando, procurando alguém para ajudá-lo ou uma bengala para apoiar-se? * Talvez esboçaste um riso de sarcasmo e de zombaria ao vê-lo tropeçar e, no chão, estendido ficar. * Não digas apenas: “coitado do velho!” Mas corre logo a levantá-lo, oferecendo-lhe a mão, apertando-o ao coração. * Pois, como muitas vezes tens lido no transporte coletivo: “Quem respeita o ancião, respeita a si mesmo!” * De fato, um dia, que não é tão distante, sentirás tú também a carga pesada da idade. * Então, não terás a mesma energia e o vigor da juventude. Vais precisar de alguém para te ajudar na tua caminhada. * Agradecido serás com quem te ajudar a estrada atravessar. * Se olhares para trás, descobrirás que são tantos os anciãos a quem deves amar. * Graças a eles é que tú vives. Com eles, aprendeste a andar. a falar, a descobrir as riquezas da vida. Tudo o que está ao teu redor foi fruto do seu suor. * Ama e respeita os idosos, homens e mulheres, porque são eles os heróis anônimos que sobreviveram a mil batalhas da vida. Eles são hoje o que tú serás amanhã. *“Quem respeita o idoso, respeita a si mesmo”.
“Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.” (Êxodo cap. 20 e vers.12)
Fonte: ”Bíblia Sagrada” e “Origem das Datas Comemorativas” de Mário Basacchi
Sonia Valerio da Costa 19/09/2010
































setembro 19th, 2010 at 23:25
Linda homenagem, porém o que vejo na juventude de hoje é o descaso com os mais velhos, ignorando o fato que a idade chega para todos. Ao invés de respeito sobra à maioria dos velhos, descaso e abandono. Triste realidade para aqueles que se sacrificaram para criar os filhos, esta situação é profundamente lamentável.
Excelente post,
bjs,
Vitor.
setembro 19th, 2010 at 23:34
Olá Vitor,
você tem razão, temos visto ainda muito descaso aos idosos. Depois de uma certa idade, vamos sentindo, a cada ano, diferenças no nosso corpo. Nossa força, não é mais física, mas sim na experiência de vida, na sabedoria adquirida e na inteligência formada.
O que acontece é que somos sempre julgados pela nossa aparência, daí o descaso. Porém, é a vida, mas podemos contribuir para uma mudança de comportamento social através da conscientização.
Obrigada por comentar.
Abraços.
Sonia Costa
setembro 19th, 2010 at 23:41
Que Post Fantástico!
Amiga Sonia Costa:
Salve 27 de Setembro…Parabéns a todos idosos!
O seu Post além de ser uma linda homenagem ao idoso trás uma poesia lindíssima que toca a nossa alma, revigora o espírito e fecha com chave de ouro com um dos mais sábios versículos bíblicos.
Contagiou. Mexeu. Valeu.
Parabéns por mais um post de qualidade!
Abraços,
LISON.
setembro 19th, 2010 at 23:53
Olá Lison,
Obrigada pela honra de poder contar com mais um comentário seu.
Você tem sempre uma palavra de incentivo para o nosso trabalho.
Creio que você já tem adquirido bastante experiência, sabedoria e inteligencia ao longo da vida, por isso é essa pessoa maravilhosa que temos o privilégio de tê-lo como amigo através do diHITT.
Abraços e uma ótima semana para você,
Sonia Costa
setembro 20th, 2010 at 11:54
Uma homenagem maravilhosa aos idosos, nossos mestres da sabedoria… nossa base, nosso ponto de referência em excelência. Pena que nossos jovens não os veêm com amor e complacência, esquecendo-se de que do tempo ninguém escapa. Tratemos nosso idoso com amor, carinho, respeito e paciência, porque envelhecer já é um ato de coragem e para poucos.
Parabéns
Um abraço
Gessy
setembro 20th, 2010 at 12:10
Olá Gessy,
Obrigada por comentar com palavras tão carinhosas. Nossos idosos merecem todo nosso amor e consideração.
É como você diz… ninguém escapa do tempo! O importante é envelhecer com auto-estima para amar e sermos amados.
Abraços e uma ótima semana para você.
Sonia Costa
setembro 28th, 2010 at 23:17
Adorei o post,linda homenagem as pessoas a quem nós devemos dar toda atenção que merecem e escutar seus sábios conselhos,fico triste e chocado quando vejo noticias com maus tratos a pessoas idosas,e não são poucas,enfelizmente!!!
abraços!!
setembro 28th, 2010 at 23:55
Realmente a eles devemos nossas vidas, a educação e também o que somos hoje.
Quem não valoriza e nem respeita os idosos, pensam, ou melhor, nem pensam que a 3ª idade chega para todos!
Assim é a vida!
Agradeço seu comentário.
Abraços.
Sonia Costa